fbpx
(66) 3544-3673 | (66) 99912-3673contato@clinicaplenitude.net

A psicoterapia é um processo mediado por psicólogo especializado, que promove e busca alcançar mudanças de forma a desenvolver e aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. É um meio que pode favorecer a capacidade da pessoa que a procura para gerir com autonomia, eficiência e humanidade os desafios que a experiência de viver lhe coloca.

Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades (para isto recorremos aos amigos). A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares. O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua nova história. Ao mudar sentimentos, muda-se comportamentos e necessidades.

As pessoas procuram apoio psicológico por múltiplas razões, desde o aconselhamento (por exemplo, por dúvidas sobre tomadas de decisão), até ao tratamento de perturbações psicopatológicas (por exemplo, ansiedade, depressão, obsessões) ou também para autoconhecimento e desenvolvimento pessoal sem queixa de sofrimento psíquico.

A abordagem da TCC – Terapia Cognitivo Comportamental, apresenta eficácia comprovada a partir de inúmeras pesquisas e suas técnicas são validadas cientificamente. O processo psicoterapêutico é colaborativo, assim, terapeuta e paciente continuamente identificam problemas, definem objetivos, e alteram os planos de tratamento, ambos desempenhando um papel ativo em todo o processo.

A bases científicas da Terapia Cognitivo Comportamental permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas que as pessoas que nos procuram relatam, sejam do aspecto depressivo, ansioso, alimentar, de controlo de impulsos, relacionais ou de regulação emocional.

Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o paciente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma adequada e funcional, que seja ajustada ao seu funcionamento psíquico.

A psicoterapia é um processo que permite resultados cientificamente comprovados em diversas problemáticas como. O terapeuta tem um papel ativo, colaborativo e educativo. Prepara o paciente através de técnicas e atividades de casa, a fim de mudar pensamentos e crenças (reestruturação cognitiva).

A terapia cognitivo comportamental é indicada para tratar diversos tipos de transtornos, tais como: TOC, ansiedade, depressão, Bipolaridade, pânico, fobias, transtornos alimentares, anorexia, bulimia, stress pós-traumático. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, laborais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.

Angelita Prochnow Wilke

Psicóloga

CRP 18/00306

Agende um horário e faça uma avaliação!

Clique aqui!

Fechar Menu
×