É muito comum ouvirmos falar em ‘rede de apoio‘ – a expressão é utilizada em diversas áreas da vida. No texto, quero destacar a importância da rede de apoio na gestação.
Na maternidade, a rede de apoio consiste em um conjunto de pessoas que auxilia a gestante durante o pré-natal, no trabalho de parto e no pós-parto. Esse grupo pode ser composto pelo parceiro, demais familiares, amigos e, até mesmo, a própria equipe obstétrica.
Por que a rede de apoio é importante?
É esse grupo de pessoas, escolhidas a dedo, que vai cuidar dessa gestante – dando atenção, trocando informações, conhecimento e experiências.
Durante a gestação, é comum a oscilação de humor – uma hora ri, na outra chora, depois fica estressada, pensa que não vai dar conta, muda os planos… No momento em que as coisas estiverem mais atribuladas na cabeça da gestante, a rede de apoio vai fazer total diferença!
Pensa comigo: como é bom ter com quem contar, não é mesmo?! É exatamente isso que acontece com a rede de apoio na gestação.
Defina sua rede de apoio no pré-natal
Engana-se quem pensa que o pré-natal é um momento só de consultas – é um momento em que você aprende muito! Inclusive, se você não definiu sua rede de apoio antes de engravidar, durante o pré-natal é o momento ideal de fazer isso.
Imagina só que delícia poder compartilhar as vivências do pré-natal com alguém que vai te respeitar, apoiar e incentivar? Não tem preço.
Precisa de ajuda com o pré-natal? Quer saber mais sobre a rede de apoio? Entre em contato pelo WhatsApp, sou enfermeira obstetra, doula, parteira e consultora de amamentação – quero te ajudar.