A importância dos exames nutricionais no planejamento pré-gestacional

Tudo começa após o casal decidir ter filhos. A ideia do planejamento pré-gestacional é checar a saúde dos futuros papais – principalmente da futura mamãe, que vai carregar o bebê no forninho por nove meses. Preparar o corpo e a mente de ambos para essa nova etapa é o objetivo do planejamento pré-gestacional – e não poderia ser diferente quando falamos da alimentação e nutrição deste casal.

Não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas o acompanhamento nutricional também é muito válido para a fase da pré-concepção. Antes de gestar, os papais devem rever seus hábitos alimentares – verificar por meio de exames sanguíneos se há minerais e vitaminas em deficiência e corrigi-las; com certeza isso vai colaborar para uma gestação com menos riscos!

O nutricionista pode solicitar alguns exames para complementar o diagnóstico nutricional – eu costumo solicitar aos casais que estão em planejamento pré-gestacional ou no início da gestação os seguintes exames, por exemplo:

Ferro: os parâmetros para avaliação do ferro são ferro sérico, ferritina e saturação de transferrina. Com o valor desses exames, é possível identificar adequação ou deficiência de ferro e também anemia. A deficiência de ferro na gestante é um problema de saúde pública – praticamente todas as mulheres precisam ser monitoradas e suplementadas durante a gestação.

Zinco: o ser humano não armazena zinco, portanto a necessidade é diária. O problema é que parte da população mato-grossense não ingere frutos do mar – um dos maiores fornecedores deste mineral. A deficiência de zinco é comum e, além de interferir na fertilidade masculina e feminina, interfere na imunidade, e por isso deve ser avaliada durante toda a gestação, pois impacta a saúde do bebê. 

Selênio: armazenamos esse mineral no fígado. O selênio é determinante para a fisiologia do cérebro. Há várias interações com drogas e nutrientes; também é comum que a gestante apresente deficiência desse mineral, porém apenas com exame laboratorial é possível avaliar.

Vitamina D: os exames para acompanhar níveis de vitamina D no organismo são: 1,25-di-hidroxi-vitamina D (calcitriol) e 25-hidroxi-vitamina D (calcidiol). Tão importante quanto avaliar e suplementar vitamina D, é expor a pele ao sol.

As gestantes evitam o sol devido à prevalência de melasma na pele ao longo da gestação. Mas se você está bem suplementada na pré-concepção e segue as recomendações do seu médico, é pouco provável que tenha tantas alterações assim na pele. Manter níveis ideais de Vitamina D vai auxiliar muito na imunidade, na proteção óssea e na saúde de uma forma geral – tanto da mãe como do bebê.

Vitamina A: sua deficiência é comum, mas essa vitamina é fácil de ser encontrada na alimentação. Os recém-nascidos têm poucos estoques de vitamina A, eles são totalmente dependentes do leite materno para as necessidades fisiológicas e para construir os estoques da vitamina no fígado após o desmame. Portanto, o acompanhamento de exames e suplementação deve continuar após o parto. 

Folato: o folato (vitamina B9) é a única vitamina hidrossolúvel armazenada no fígado. O exame analisado na gestação para identificar a quantidade de folato na mulher é a dosagem de ácido fólico eritrocitário, que deve ser realizado uma vez a cada trimestre. É protocolo de saúde pública fazer a suplementação pré-concepção, no mínimo no 1º trimestre de gestação, pois além de prevenir alterações no tubo neural, possui muitas funções metabólicas. 

Vitamina B12: importantíssima na pré-concepção e gestação, a vitamina b12 é responsável, por exemplo, pela eritropoiese, síntese e manutenção da bainha de mielina e síntese de ácido nucleico (DNA). 

Vitamina B6: essa é uma das vitaminas mais importantes para a síntese de aminoácidos, e pode ser utilizada para auxiliar nos enjoos e náuseas do 1º trimestre gestacional. 

Sou nutricionista com experiência no atendimento de todas as fases da vida – incluindo o planejamento pré-gestacional.  Se você e seu companheiro (a) querem um planejamento pré-gestacional pensando na nutrição do casal, estou à disposição aqui na Clínica Plenitude, em Sorriso, MT – entre em contato, vamos conversar.

Gabrieli-Comachio
Gabrieli Comachio, Nutricionista e Especialista em Fitoterapia
CRN1/5972
CRN1/0006