Aguarde o trabalho de parto – mesmo que sua opção seja pela cesárea!

Quando a mulher engravida, dentre as milhares de sensações e incertezas que ela carrega junto com o bebê, há algo que é certeiro e até previsível: ela quer o melhor para ele!

É preciso entender, então, que o primeiro grande presente e benefício que você pode oferecer a seu filho é esperar o momento certo dele nascer – aguardar o trabalho de parto, mesmo que você já tenha escolhido fazer cesárea.

Mas por que vale a pena esperar?

Existem várias teorias envolvendo como se dá de fato o início do trabalho de parto. No entanto, a maioria das pesquisas envolvendo esse tema aponta que, quando o cérebro do bebê completou seu crescimento e o desenvolvimento pulmonar fetal está pronto, o feto libera uma descarga de hormônios na corrente sanguínea materna avisando à mamãe que chegou a hora de nascer! Dessa forma, existem evidência crescentes de que quem regula o tempo do parto é o bebê!

Acreditamos que seja essencial respeitar o tempo do bebê! Falamos tanto em parto respeitoso, considerando os desejos e sonhos das mães, mas não paramos para considerar que o evento “parto” também é do bebê! E, logo, tem que ser tão respeitoso para a mãe como para ele! É ele que está chegando ao mundo, e nada mais justo do que estar o mais preparado possível para essa mudança tão drástica em sua curta e nova vida!

Você pode fazer cesárea sem ser agendada!

Muitas pessoas acreditam que só se deve esperar pelo trabalho de parto se a opção for parto normal.

Não é verdade!

Quando agendamos uma cesárea, simplesmente decidimos a hora de retirar o bebê de seu ambiente de crescimento e conforto, sem ter certeza de que todo o processo da gestação foi finalizado.

Imagine que você está em seu quarto dormindo e, de repente, alguém entra, acende as luzes e liga o ar-condicionado no máximo! É mais ou menos dessa sensação de que estamos falando, é essa intromissão em seu habitat que a criança sente! Não tem como alguém ficar feliz com esse panorama. E é assim que seu filho vai se sentir se for, literalmente, arrancado do útero antes do momento certo.

Se sua opção for a cesariana, o trabalho de parto pode se iniciar SIM e, na sequência, você ser submetida à cesárea, sem problemas. O que importa, nesse caso, é que temos certeza de que o bebê está pronto e de que ele sabe que está na hora de vir ao mundo. Isso significará, lá na frente, mais saúde e vitalidade tanto para você como para o seu bebê.

Deseje a ocitocina!

A ocitocina consiste em um hormônio naturalmente produzido pelos mamíferos. Ela é produzida no cérebro e é responsável por impulsionar as contrações durante o trabalho de parto, por provocar o reflexo da ejeção do leite materno, e o mais incrível: a ocitocina ocasiona alterações cerebrais benéficas na mãe e no bebê!

Ocitocina é amor, gente! Vejam que curioso: além de ser amplamente liberada no momento do parto, ela também é responsável por nos sentirmos atraídos por outra pessoa, é o que traz a vontade de estar próximo e nos incentiva a manter um parceiro fixo. A ocitocina é o hormônio da conexão, do vínculo, da confiança! Tanto é que vocês sabiam que a ocitocina é liberada durante o orgasmo feminino e o masculino?

Além de tudo isso, ela prepara o cérebro materno para os cuidados com o recém-nascido que chega: as mães ficam menos ansiosas e mais sociáveis com seus bebês quando estão sob a influência da ocitocina. Dessa forma, já é sabido que existem, sim, consequências de longo alcance quando se interrompe esse equilibro de hormônios e simplesmente se agenda uma cesariana por simples conveniência.

Ao permitir o trabalho de parto, você enche seu corpo e o de seu bebê desse hormônio tão positivo e benéfico para a vida! Espere ele ficar pronto, e lhe dê boas-vindas com ainda mais amor e saúde!

O melhor momento é quando o bebê quiser!

Já falamos sobre o melhor momento para o bebê nascer, e reforçamos aqui: parto respeitoso é esperar pela vontade dele, pela chegada do trabalho de parto. Seus benefícios são muitos:

  • A chance de prematuridade iatrogênica cai, provocada por erros de cálculos na idade gestacional;
  • Há menos internações em UTI por distúrbios respiratórios;
  • Menores taxa de mortalidade neonatal;
  • A exposição à flora ano-genital da mãe contribui para a melhora da imunidade do bebê.

Vamos, enfim, ser respeitosos com a vida que pede para chegar: a natureza sabe como fluir. Deixe seu bebê avisar que está pronto, mesmo que tenha escolhido uma cesárea. Vivenciar o trabalho de parto é finalizar a gestação com responsabilidade, generosidade e amor!