Existe uma relação muito forte e importante entre alimentação e reprodução – tanto para a mulher, quanto para o homem. O casal tem o mesmo papel na fecundação, sendo imprescindível que ambos se preparem mentalmente e fisicamente para esse processo.
O casal precisa estar em harmonia, conectado com os mesmos ideais – até porque o estresse também influencia na fecundação – claro, de modo negativo.
Engravidar parece ser fácil, mas não é. Pode acreditar, é quase um “milagre”
A mulher nasce com aproximadamente 450 mil óvulos; conforme ela menstrua, vai perdendo esses óvulos. Ou seja, a mulher não produz óvulos a cada ciclo, ela os perde ao longo da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml – podendo chegar a 300 milhões. Mas nem sempre esses espermatozoides têm qualidade, quantidade e motilidade suficientes.
A jornada via canal vaginal, útero e tubas tem em média 18 cm. É longa para o espermatozoide que mede cerca de 0,05 mm. Ele nada, em média, de 1 a 2 mm/minuto. Por isso, pode levar até quatro dias para fecundar.
A importância da alimentação
Além de olhar para toda a questão do sistema reprodutor do homem e da mulher, é preciso observar com atenção a relação alimentação e hábitos de vida. A ciência comprova que deficiências nutricionais no homem podem apresentar problemas na motilidade, qualidade e reprodução de espermatozoides. A mulher também não pode ficar atrás: às vezes, é necessário perder peso (em caso de mulheres obesas), equilibrar os níveis de açúcar e vitaminas, principalmente, o ácido fólico.
Pensa comigo: sem planejamento e preparação, as chances de insucesso são enormes.
Restrições alimentares que podem ser feitas
Não há na literatura atual doses seguras de cafeína e bebidas alcoólicas para gestante, nem exposição a agrotóxicos e produtos químicos em geral (higiene pessoal e limpeza). Por isso, é sempre indicado a restrição e os cuidados já para o casal – pelo menos 100 dias antes de liberar para concepção. Após a concepção, a mulher (gestante) deverá manter estes cuidados durante toda a gravidez e na lactação.
Restrinja consumo dos produtos alimentícios ultraprocessados também, pois em sua maioria são fontes de aditivos químicos, e prefira sempre, comida de verdade (frutas, legumes, verduras, cereais, sementes, leguminosas, carnes, ovos em geral).
Preze pela variação de nutrientes: cinco cores no prato são essenciais para o equilíbrio nutricional.
Sou nutricionista com experiência no atendimento nutricional em todas as fases da vida. Se vocês são um casal tentante ou já estão grávidos, venha consultar comigo aqui na Clínica Plenitude, em Sorriso MT.
Venha entender mais sobre alimentação, reprodução e gestação saudáveis.

CRN1/5972
CRN1/0006