Muitas mulheres acreditam que não podem amamentar porque têm o bico do seio invertido e não é bem assim… 3% da população mundial tem o bico dessa forma – isso acontece devido a uma má formação na mama, e a condição atinge, na grande maioria, a população feminina.
Mas elas podem amamentar, sim – existem diversos recursos e técnicas que ajudam no processo; inclusive, uma consultoria de aleitamento materno.
Conheça os graus de mamilos invertidos
- Grau I: mamilo retraído. Aqui o bico sobressai com o estímulo e fica exposto por um tempo. A mulher não terá muitas dificuldades, pois o bebê vai estimular o bico durante a sucção;
- Grau II: o bico sobressai com estímulos maiores, mas fica menos tempo para fora. Neste caso, ainda é possível tentar uma amamentação com a sucção direta no peito;
- Grau III: o bico não se projeta com estímulos.
Atenção: de todos os graus citados, 95% dos casos acometem os graus I e II. Logo, se você tem o mamilo invertido, não se preocupe: é possível, sim, amamentar o seu bebê de forma plena e satisfatória para ambos, fortalecendo ainda mais esse lindo vínculo entre mãe e filho.
Como é a amamentação de quem tem o mamilo invertido?
A maneira de mulheres com bicos invertidos amamentarem não é diferente daquelas em que os bicos não são invertidos.
Claro, bicos invertidos requerem estímulos, mas a base da alimentação é a mesma: procure um lugar calmo, encontre uma posição confortável para você, coloque uma música leve, abaixe a luz, mentalize coisas boas, tenha paciência e curta o momento.
Consultoria em aleitamento materno
Agora, vou te dar uma dica de ouro: busque informações (leia muito) e auxílio profissional! A amamentação tem suas dificuldades – é normal; afinal, quando engravidamos, não recebemos um manual de como fazer tudo, não é mesmo?
Além de enfermeira obstetra, parteira, doula e laserterapeuta, sou consultora em aleitamento materno. Atendo de maneira presencial na Clínica Plenitude, em Sorriso, mas, também, ofereço atendimento em domicílio. Trabalho com diversos tipos de planos – deixa eu te ajudar? Quero trabalhar com suas dificuldades, medos e anseios.

Enfermeira Obstetra
COREN/MT – 360550 / RTE – 035926