Como você gasta seu tempo?

Quando eu pergunto “como você gasta seu tempo?”, o que vem em sua mente? 

Sim, eu entendo que a correria do dia a dia consome boa parte de nossas horas – estamos sempre muito ocupados,  com pressa, e por mais que tentamos fazer tudo que precisamos fazer, ainda continuamos sem tempo, não é mesmo?! 

Quantas vezes pensamos ou dizemos que queríamos ter tempo para determinada coisa? Que o dia deveria ter mais horas? Aposto que muitas! Mas você já parou para analisar como você gasta seu tempo? Atenção: aqui, eu não estou falando de produtividade!

Faça uma pausa!

Por alguns minutos, esqueça as obrigações. Deixe de lado o trabalho, a faculdade, os problemas e até mesmo a dificuldade que você está vivenciando. O que você faria agora, se tivesse tempo? Quem você iria ver? Com quem você ia falar? Reflita isso! 

A cultura do imediatismo quer tudo muito rápido, para ontem. Muitas vezes, não se aproveita o tempo e ele passa tão rápido – em questão de instantes tudo vira apenas uma lembrança, uma memória; como você gasta o seu tempo tem muito a ver com isso! 

Posso dar uma dica? Gaste mais tempo com o que realmente importa; com o que faz sentido para você; com aquilo que faz o seu tempo parar – desacelere e veja muito mais!

Pare um instante e apenas respire. Preste atenção na sua respiração; traga a atenção para os movimentos suaves e sutis do seu corpo; feche os olhos, sinta você mesmo aqui e agora no espaço em que o seu corpo está!

A psicologia é sua aliada

Conhece o método mindfulness? Consiste na prática de estar no presente da maneira mais consciente possível, com atenção plena, focando em seus movimentos e respiração. Afinal, se você está aqui, e sua mente está em outro lugar, você não está em lugar nenhum, concorda?

Tem interesse? Agende seu horário comigo, vamos conversar – quero te auxiliar a aproveitar e investir melhor o seu tempo. 

Angelita Prochnow Wilke
Angelita Prochnow Wilke,
psicóloga – CRP 18 00306.
Terapeuta Cognitiva Comportamental
Teacher in training em Mindfulness pelo Mindfulness Centre of Excllence, Iniciativa Mindfulness e Casa do Horto.