Cuide de sua saúde íntima e invista em você!

Com a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos deixando de lado os cuidados com nós mesmas – principalmente quando o assunto é saúde íntima. Aqui – não estou para te julgar, tá? Mas esse texto é uma reflexão da importância de olhar para a genitália com carinho e atenção!

Às vezes, justamente por não termos uma boa relação com nossa região íntima, deixamos ela de lado. Aí é que mora o primeiro ponto que eu gostaria de conversar com você: é importante e muito necessário construir uma boa relação com sua genitália. 

Te respeito se você achar que ela é ‘feia’, ‘estranha’ ou ‘esquisita’ – mas você quer ter essa opinião para o resto da vida? Sua vulva não vai mudar, ela vai morrer com você; não acha que está na hora de ressignificar sua relação com ela?

Nós só cuidamos de quem gostamos; isso também vale para a saúde íntima!  

Pensou bem no que falei sobre ressignificar a relação com a região íntima? Ótimo, agora vamos para os cuidados!

  • Tem que ter atenção ao lavar – nada de passar muito sabonete; aliás, nem precisa de sabonete, ela é autolimpante! Mas se você quiser usar, aplique duas vezes na semana, de forma mais superficial – se possível, opte por sabonete ginecológico manipulado;

  • Evite roupas justas, apertadas e uso contínuo de calça jeans – sei que calça jeans é ótima, prática e cai super bem, mas mescle o uso com saias, macacões leves e vestidos – tudo pensando em sua saúde íntima!

  • Dormir sem calcinha também é uma boa dica – ainda mais se durante o dia você usou uma calça jeans ou roupa mais apertada. Lembre-se: deixe sua vagina livre!

  • Esqueça o desodorante vaginal – desodorante só na axila, tá?! Também não precisa de protetor de calcinha – claro, você pode usá-lo no final da menstruação, mas evite no dia a dia, pois ele abafa a região. Para isso, troque mais vezes de calcinha durante o dia.

Atenção: todas essas dicas são necessárias para evitar coceiras e alergias – pensa comigo: quanto mais baixo for o pH da vagina, há mais chances dos fungos que naturalmente habitam nela se proliferarem. Mantendo o pH normal, os fungos também ficam normais. 

Autoconhecimento é cuidado com a saúde íntima!

Invista no autoconhecimento: conheça seu ciclo menstrual, saiba porque em um determinado período do mês sai um liquidozinho de você; entenda que isso não é corrimento, e sim um sinal do período ovulatório; e os demais sinais que a vulva nos concede.

Procure um profissional para te ajudar no autoconhecimento – eu sou enfermeira obstétrica e posso te ajudar nesse processo. Agende um café ou chá comigo – vai ser um prazer te receber na Clínica Plenitude!

Kelli-Gil
Enfermeira obstetra (COREN/MT – 360550 / RTE – 035926)
Doula; parteira; consultoria de aleitamento materno e laserterapeuta