Afinal, o que faz uma enfermeira obstetra?

Enfermeira obstetra

Talvez, você já tenha ouvido falar em enfermeira obstetra, mas muitas pessoas não conhecem as funções dessa profissional e a confundem com as da doula.

Vamos entender a diferença: enfermeira obstetra é a enfermeira com especialização em obstetrícia e neonatologia. A profissional é habilitada para acompanhar a mulher desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o parto. De maneira geral, a assistência pode começar no pré-parto e terminar no pós-parto. É um atendimento integral, tanto para a parte técnica quanto para a parte psicológica da gestante.

Já a doula oferece um auxílio voltado para o psicológico da parturiente, proporcionando carinho e encorajamento. A doula não é parteira; sendo assim, não faz nenhum procedimento técnico ou clínico, mas  permite que os profissionais de saúde possam concentrar-se em suas atividades enquanto ela oferece conforto físico a fim de minimizar dores e ajudar no progresso do parto.

O propósito da enfermeira obstetra e da doula é ajudar a mulher a ter um parto seguro, memorável, prazeroso e feliz – ambas têm funções importantíssimas, que se completam, para o acompanhamento à gestante e seu acompanhante.

O acolhimento como um todo

A enfermeira obstetra tem conhecimento técnico e treinamento para acompanhar pré-natal, cesárea, partos naturais de risco habitual sem distócia (qualquer problema, tanto de origem materna quanto fetal, que dificulte ou impeça o parto) e puerpério. Todo esse trabalho pode ser feito em hospitais, centros de parto normal, unidades de saúde ou em domicílio.

Ainda, a profissional acolhe a gestante e seus familiares durante o ciclo gravídico-puerperal – não é só um trabalho técnico, vai muito além disso!

Detalhes de uma atuação única

No atendimento pré-parto, a enfermeira obstetra conduz o pré-natal, onde atua na anamnese inicial, em que faz o questionamento sobre os aspectos socioepidemiológicos, antecedentes familiares, pessoais, ginecológicos e obstétricos; faz a solicitação de todo tipo de exame necessário durante o pré-natal, sendo preparada para analisar os resultados; a ausculta qualificada de queixas atuais, preocupações e/ou angústias; tira dúvidas e orienta quanto às questões que envolvem gravidez, parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Enfermeira obstetra

Nessa fase, ela pode realizar alguns exames clínicos, como verificar os batimentos cardíacos fetais (BCF), por exemplo. A profissional auxilia na elaboração do “Plano pessoal de parto”, além de oferecer dicas para uma gestação saudável, preparação para o parto, posições para o trabalho de parto e técnicas não farmacológicas de alívio da dor. Também realiza o acompanhamento do pré-natal do parceiro – prepara o homem para a paternidade ativa e consciente. Sim, o papel dele é essencial nesse cenário!

Já o acompanhamento durante e após o parto consiste na assistência durante o trabalho de parto, parto e no pós-parto imediato. Ela é habilitada para conduzir um parto natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino no momento do parto, e discernir quaisquer alterações patológicas que possam requerer um atendimento médico especializado. É, também, capacitada para o primeiro atendimento ao bebê fazendo o exame físico completo, verificando os reflexos primitivos e sua vitalidade, além de auxiliar a mãe durante os primeiros contatos com o bebê e na amamentação. A enfermeira obstetra inicia o acompanhamento domiciliar (pré-hospitalar) ou direto na maternidade, se essa for a vontade do casal.

Cuidar do bem-estar emocional e físico materno e da vitalidade fetal faz parte do trabalho. Os cuidados de apoio continuam no pós-parto, principalmente nos cuidados necessários à mãe, para uma reabilitação saudável e orientações quanto aos cuidados com o recém-nascido.

É uma atividade contínua, por vezes complexa, que depende muito da atenção a detalhes e da construção de registros que perfaçam o histórico dessa família. A atuação da enfermeira obstetra ajuda a garantir saúde e bem-estar aos pais e ao bebê – nada melhor do que se certificar de que está tudo bem nesse momento tão único da vida!

Kelli Gil Zamignan,
Enfermeira Obstetra
COREN/MT – 360550 / RTE – 035926