fbpx
(66) 3544-3673 | (66) 99912-3673contato@clinicaplenitude.net
Os Alimentos Funcionais e as Doenças Prostáticas

Os Alimentos Funcionais e as Doenças Prostáticas

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino cuja função é produzir e armazenar o sêmen. As doenças mais comuns são: prostatites (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento) benigna da próstata (afeta 70% de indivíduos com mais de 60 anos) e o câncer de próstata.

Os indivíduos obesos (portadores de alta concentração de gordura visceral) e síndrome metabólica (pressão arterial elevada, glicemia elevada, perfil lipídico alterado e obesidade) apresentam inflamação crônica e por este motivo possuem uma elevada produção de citocinas pró-infamatórias e de fator nuclear beta (NF-kB), proporcionando uma proliferação desordenada de células prostáticas e uma redução da defesa imunológica do organismo.

Vários estudos indicam que o consumo de alimentos funcionais fontes de licopeno (goiaba, tomate, melancia, mamão e pitanga), modulam a expressão de uma proteína reguladora do crescimento da próstata e esta associado com os níveis de PSA e com sintomas do câncer de próstata como dor e dificuldade para urinar. A semente e óleo de abóbora são fontes de zinco, selênio, ferro, carotenoide e vitamina E, e as oleaginosas como castanha do Brasil, também são fontes de selênio e todos estes alimentos tem apresentado boas respostas pela sua atividade antioxidante e por induzir a apoptose (morte) nas células anormais, isto é, antes de desenvolver o câncer de próstata.

O uso de plantas medicinais através da fitoterapia também é uma alternativa para prevenção e tratamento (coadjuvante) das doenças prostáticas. As plantas como Curcubita pepo L (aboboeira), Equisetum arvensis L. (Cavalinha) e Serenoa repens (Saw palmetto) são exemplos de fitoterápicos que melhoram o fluxo urinário, auxiliam na redução do edema prostático além de possuírem muitas outras substâncias bioativas benéficas para saúde. Mas cuidado, para fazer uso da fitotetapia é preciso orientação de profissional de saúde com conhecimento para prescrição.

Receita funcional para saúde prostática:

Caldo de abóbora e tomates

1 abóbora cabotiá sem casca e sementes picadas

2 tomates inteiros grandes vermelhos

2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de semente de abóbora

1 cebola grande picada

1 dente de alho picado

Especiarias à gosto (sugestão: tomilho e/ou alecrim)

Sal à gosto

Gengibre à gosto

Água

Modo de preparo:

Refogue em fogo baixo a abóbora, os tomates, a cebola e alho no azeite até amaciar (uns 15min). Transfira o conteúdo da panela para um processador ou liquidificador e bata adicionando agua até triturar bem.

Leve de volta ao fogo médio, tempere com sal, as especiarias e gengibre à gosto, e cozinhe até encorpar.

Sirva em seguida.

Gabrieli Comachio, Nutricionista CRN1/5972, Especialista em Fitoterapia CRN1/0006

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×