É para comemorar: o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reconheceu, por meio do Parecer Informativo Nº 001/2020, a prática de ozonioterapia por enfermeiros devidamente capacitados. Mas atenção: o reconhecimento só é válido se o profissional tiver realizado cursos, com a carga horária de no mínimo 120 horas, conforme indicação contida nos autos do PAD Cofen nº 0420/2019. ⠀
Eliminação de infecções e inflamações
De acordo com a Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), o procedimento consiste em uma técnica terapêutica que combina o uso de gases oxigênio e ozônio.
A ozonioterapia é indicada para eliminar infecções e inflamações, pois é uma terapia antisséptica, além de auxiliar na modulação do estresse oxidativo e na melhora da circulação periférica e da oxigenação.
Estudos já comprovaram excelentes propriedades medicinais da ozonioterapia – inclusive, a técnica também pode ser utilizada na parte estética, preparação pré-operatória e na recuperação pós-operatória.
As raízes da ozonioterapia
A técnica, descoberta em meados de 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schoenbein, iniciou sua saga na medicina em XIX – no primeiro momento para auxiliar no tratamento de bactérias e germes na pele humana.
Ainda, segundo a ABOZ, durante a Primeira Guerra Mundial, médicos alemães e ingleses já tratavam feridas com ozônio.
Atualmente, a ozonioterapia é grandemente conhecida pelos Sistemas de Saúde de diversos países do mundo.
Aqui, no Brasil, a terapia chegou em 1975, mas foi em 1980 que a técnica começou a despertar interesse das universidades para estudo. Em fevereiro, Araraquara, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade do nosso país que passou a tratar feridas e úlceras com a ozonioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre as patologias tratadas pela ozonioterapia, temos:
– Vários tipos de câncer. A técnica auxilia no combate de tumores e na redução dos efeitos colaterais da radioterapia e a quimioterapia;
– Problemas circulatórios;
– Doenças virais, herpes e hepatite;
– Feridas de origem vascular e por insuficiência arterial;
– Queimaduras diversas;
– Hérnias de disco, protusão discal e dores lombares;
– Dores articulares;
– Inflamações intestinais crônicas;
– Condições e doenças de idosos;
– Imunoativação geral.
Ozonioterapia em Sorriso
Para os pacientes de Sorriso e região, a Clínica Plenitude é uma fornecedora especializada nesse tipo de tratamento com profissionais capacitados e com habilidades para conduzir a técnica de forma segura e eficaz.
Agende já o seu horário!

Enfermeira Obstetra
COREN/MT – 360550 / RTE – 035926