A importância do planejamento e do plano de parto

Não há dúvidas que, quando se torna gestante, a mulher só quer o melhor para o seu bebê. Ela pensa em cada detalhe e sempre busca formas de cuidar de si e dessa nova vida que está sendo gerada em seu útero.

O problema é que, muitas vezes, em momentos de fragilidade e dor, a mulher acaba tendo suas vontades anuladas e esquecidas. Você já passou por isso alguma vez?

Querida mulher, preciso relembrar que você e seu bebê são os protagonistas dessa história! Não deixe que ninguém tome as decisões no seu lugar. Por conhecer inúmeros casos em que a mulher teve sua vontade desconsiderada, venho te explicar sobre o plano de parto.

O que é um plano de parto?

O plano de parto é basicamente um documento elaborado pela gestante, onde ela registra como deseja que o seu parto ocorra. O auxílio do seu parceiro, da sua família, amigos e profissionais da área é importante, claro, porém a palavra final sempre será SUA!

“Mas Kelli, e se falarem que a minha escolha de plano de parto é errada?” Bom, não existe certo ou errado; cada caso é um caso, e cada mulher é única – e nada de comparar sua gestação! Porém, é claro que você pode mudar de ideia ou pedir orientação para outro profissional, que pode te dar outra “visão” sobre o assunto.

O documento do plano de parto pode ser entregue a toda equipe responsável pelo seu pré-natal ou escrito de forma mais formal e ser protocolado no local onde vai ocorrer o seu parto, independente de ser pelo SUS ou particular.

É totalmente proibido pelo código de ética que o médico faça qualquer procedimento sem a autorização da gestante. O documento de plano de parto serve para deixar informado o que a mulher deseja ou não, e é obrigação do médico respeitar essas escolhas – mas se em algum momento houver risco de vida a você ou seu bebê, a equipe médica deve tomar as decisões seguras e adequadas para aquele momento, ok?

 Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, mulheres em trabalho de parto devem ser tratadas com respeito, ter acesso às informações baseadas em evidências e serem incluídas na tomada de decisões.

plano_de_parto

Como elaborar um plano de parto?

Não existe um modelo de plano de parto exato a ser seguido. Você pode fazer o seu em formato de lista ou de texto corrido, digitado ou a próprio punho.

Nesse documento, você escolhe como você quer que seja seu parto, o que não quer que aconteça, onde será, quem poderá te acompanhar, posições desejadas e até como as luzes do ambiente estarão no momento. Você também tem o direito de escolher a forma de cuidado com o seu recém-nascido.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o plano de parto ou deseja realizar um, estou à disposição para te ajudar nesse processo de forma respeitosa e informada – agende um horário comigo na Clínica Plenitude!

Kelli-Gil
Enfermeira obstetra (COREN/MT – 360550 / RTE – 035926)
Doula; parteira; consultoria de aleitamento materno e laserterapeuta