Ser magra ou ser feliz?

Vivemos em um mundo em que aparência magra ao mesmo tempo torneada por músculos é supervalorizada! Mas, balança não é indicador de felicidade, de sucesso ou de bem-estar.

Há algumas décadas, os padrões de beleza eram destinados aquelas mulheres que esbanjava curvas. Ter um corpo mais cheio era sinônimo de beleza e força. Hoje, quando se fala em padrões de beleza na sociedade, as referências são as blogueiras fitness.

Mas, cada um de nós tem um metabolismo, formato de corpo, genética, rotina e necessidades biológicas distintas. O que cada um precisa, é encontrar o seu peso saudável, que não é necessariamente o peso da blogueira, atriz dos filmes e tantas outras.

 Vender magreza é lucrativo: dietas da moda, remédios, suplementos, produtos supostamente naturais e milagrosos…tudo isso movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro.

As redes sociais reforçam estes padrões de beleza na sociedade, que aparentemente vendem um estilo de vida saudável, mas, na vida prática, parecem pouco viáveis.

O fato é que, este padrão inatingível alimenta cada vez mais a busca pela magreza, que pode levar a uma guerra inacabável com a comida.

Em busca de padrões inalcançáveis, muitas mulheres estão arriscando a própria saúde, apostando em dietas malucas, e correndo o enorme risco de desenvolverem um transtorno alimentar. É preciso mudar nossa concepção de beleza!

Veja as dicas que separamos para que você tenha uma boa relação com a comida e com o seu corpo:

  • Busque metas reais para você, não a barriga da atriz do filme!
  • Busque saúde, em primeiro lugar. O peso saudável é a consequência da sua relação consciente com a comida.
  • Valorize seu corpo: ele é seu melhor amigo e é o único que terá na vida!
  • Antes de apostar em uma dieta milagrosa, pense bem! Vale a pena bagunçar seu metabolismo com restrições que não conseguirá sustentar a longo prazo? É muito melhor fazer as pazes com a comida e conquistar seu peso saudável de forma gradual e sustentável, sem sofrimento e não precisando abrir mão de momentos prazerosos em torno da comida.
  • A partir do momento em que passar a respeitar o seu corpo, e focar mais na saúde e menos na estética, os padrões de beleza na sociedade passarão a ser vistos com menos importância. E você se sentirá mais pleno e contente com a imagem que verá no espelho.

Desta forma, posso garantir que sua vida será mais feliz!

Bianca Krisley – Nutricionista