fbpx
(66) 3544-3673 | (66) 99912-3673contato@clinicaplenitude.net
Sobrepeso em Mulheres, Possíveis Causas e Tratamentos

Sobrepeso em Mulheres, Possíveis Causas e Tratamentos

Não existe uma razão isolada para explicar o sobrepeso em mulheres. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração. Vamos lá …

Uma razão pela qual possamos entender um pouco melhor, é que as mulheres são regidas pelos hormônios, e isso faz uma diferença e tanto. Devido à ação dos hormônios estrógeno e progesterona, responsáveis pelas características femininas, e retenção de líquidos, as mulheres possuem tendência de acumular gordura nos quadris, culotes e nádegas.

Um outro fator que podemos abordar é o metabolismo feminino, que é mais lento que o masculino, isso porque naturalmente – independente de serem ou estarem magras, ou acima do peso – as mulheres possuem mais massa gorda e os homens mais massa muscular. Ao contrário do tecido muscular que é ativo e necessita de energia para manter-se, o tecido adiposo não gasta energia.
Um terceiro ponto a ser observado, chama-se Serotonina – um dos hormônios que está associado à sensação de bem-estar. A falta desse hormônio deixa as mulheres mais vulneráveis a doenças como a depressão.

O que isto tem a ver com o excesso de gordura? Tudo. Os carboidratos (pães, massas e doces como o chocolate), ajudam na produção de serotonina, por isso, o desejo por esses alimentos aumenta no final da tarde, quando a redução do hormônio é mais expressiva ou no período pré-menstrual.
Por estes fatores, podemos perceber o quanto a mulher é mais vulnerável ao sobrepeso do que os homens. E para que isto seja evitado ou tratado, manter os exames em dia e o acompanhamento médico é indispensável.

Jean Carlos Romanowski, Médico, CRM 7154

Em casos de obesidade, o acompanhamento deve ser ainda mais rigoroso e com médico especialista. Exames específicos devem ser feitos para avaliação e um tratamento individual deve ser prescrito.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×