A sigla TOQ é usada metaforicamente para expressar que, através do toque, podemos encontrar respostas no corpo.
Entre conceitos e propósitos
Basicamente, quando pisamos na terra, já pisamos devendo. Como assim? Você só está aqui porque nas últimas sete gerações, 254 ancestrais precisaram viver exatamente a vida que eles viveram para que você nascesse. Se qualquer um deles tivesse vivido de uma forma ou feito algo diferente, talvez você não estivesse aqui hoje. Você consegue ver a grandeza disso? Se tal fato é tão grandioso, será que isso não me influencia? A resposta é: sim, isso te influencia!
Enquanto você não ganha consciência em grande parte dessas histórias, sobre a forma como elas te influenciam e como tudo isso inibe os seus resultados, inibe a sua vida, inibe o que realmente você quer ser, fica muito difícil. Ao longo do tempo, o TOQ tem reconhecido a ideia de que muitas vezes precisamos simplesmente reconhecer a nossa essência, ganhar a força que vem dos nossos ancestrais, perceber que a vida, como um todo, já está dentro de você prestes a fluir.
O TOQ é um método terapêutico que foi desenvolvido de forma empírica. Ele nos permite encontrar respostas sobre questões complexas relacionadas a nós e nossos ancestrais… sua forma assertiva e simples de ser utilizada, faz com que cada sessão seja uma experiência profunda de autoconhecimento e transformação pessoal. Olhamos para o passado e encontramos as situações desafiantes que nos influenciaram a se tornar quem nós somos hoje… Lá estão os traumas infantis e os padrões de lealdade familiar… Através de pontos específicos no seu corpo, podemos descobrir quais desses conflitos ainda estão atuando e influenciando nas suas escolhas e ações, e limitando seus resultados. Ao entender o que te trouxe até aqui, passamos a olhar para o futuro… Para quem você quer se tornar, o que quer conquistar e realizar, e então tocamos os pontos que nos mostram o que pode impedi-lo de chegar lá… É aqui que entram os conflitos de valores, crenças e hábitos limitantes que precisam ser trabalhados. E por fim, voltamos a focar no presente, quando realizamos as intervenções necessárias.
O TOQ vem com o propósito para você reconhecer a sua história, perceber a quais traumas dos seus ancestrais você está vinculado e como você pode resolver isso.
O TOQ traz consciência das necessidades humanas, do funcionamento do cérebro para que você execute ações que desenvolvam a capacidade racional e maturidade emocional para obter resultados e a possibilidade de conhecer a verdadeira essência.
Outro ponto que permeia o TOQ é o olhar sistêmico. Os princípios de relações humanas que influenciam as relações humanas percebidos por Bert Helinger, pertencimento, ordem e compensação se fazem presente na abordagem do TOQ . Ele significa ter a consciência de que o cliente em si é um sistema, formado por várias “pequenas partes”, mas também, percebê-lo como uma das partes de um todo maior, que é o seu sistema familiar. Sem esse olhar mais amplo, podemos deixar de lado muitas informações importantes, que podem fazer total diferença na intensidade com que o cliente irá se entregar ao processo terapêutico.
Perguntas e respostas
Como o TOQ reconhece a sua história? Como que a gente olha para tudo isso?
Ao longo dos anos, o seu criador, André Siebert Mariga, desenvolveu mapas corporais que permitem te tocar em pontos específicos e saber exatamente quais são as suas dores, quais são as suas mágoas, quais são as marcas da sua família e como isso influencia seus resultados.
Além de atuar como enfermeira, na Clínica Plenitude também realizo trabalhos voltados ao TOQ, mapeamento familiar, saúde, crenças e TOQ master.
Quer conhecer mais sobre os meus serviços? Agende um horário na Clínica, entre em contato pelo telefone: (66) 3544-3673 e WhatsApp: (66) 99912-3673.

enfermeira terapeuta holística